Notícias

29/10/2013

Imea: abate de fêmeas é recorde e MT deve ter rebanho menor

O ano de 2013 tem sido de recorde para o abate de fêmeas em Mato Grosso. A informação é do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). De janeiro a setembro, foram abatidos 2,19 milhões de cabeças, 10,05% a mais que no mesmo período em 2012.

 

O volume recorde ocorreu, mesmo com uma desaceleração nos abates de fêmeas em setembro. No mês passado, representaram 35% do rebanho enquanto no acumulado do primeiro semestre, a proporção era de 53%.

“Esse descarte excessivo pode gerar impactos no rebanho estadual”, avalia o Imea em boletim semanal sobre a bovinocultura do estado. De acordo com o instituto, com base em dados dos últimos sete anos, todas as vezes em que o abate de fêmeas representou mais de 15% do total anual, o rebanho diminuiu.

 

“Neste ano o Estado está com uma relação de 18% e isso é um sinal de alerta claro para mais uma possível retração no rebanho de bovinos”, informa o Imea.

 

Preços

De acordo com o Imea, o mercado de boi gordo em Mato Grosso encerrou o mês de setembro mantendo a pressão de alta. A pouca oferta de gado terminado reduziu em 10% o volume de animais para abate nos frigoríficos. E a demanda aquecida provocou alta de preços ao longo da cadeia.

 

“Além da redução de oferta geral de gado, a indústria já sentiu a diminuição do gado terminado no cocho em Mato Grosso e como a demanda vai bem, com tendência de aumento, o resultado foi elevação de preços na cadeia de carne bovina, desde os preços pagos ao bovinocultor de corte do Estado até os preços da carne bovina nas gôndolas dos supermercados pagos pelo consumidor.”

 

O Instituto registrou a sexta semana seguida de alta no boi gordo, o período mais longo no estado neste ano. A valorização na semana passada foi de 1,39%, com preço médio de R$ 94,04 por arroba. A cotação da vaca gorda acompanhou, com variação positiva de 1,13% e média de R$ 84,97 por arroba.

 

Fonte: Globo Rural On-line






 

 

 

 

 

 







Assine nosso informativo e receba novidades da Marco Rural diretamente em seu e-mail. Basta preencher os campos abaixo e clicar em assinar.


*  Seu endereço de email:

E-Marketer

Últimos Tweets

Marco Rural

Av: Dr. Jaime Ribeiro da Luz, 971, sala 48 - Santa Mônica CEP: 38408-188
FONE: (34) 3210-7646 | 9 9162-0542  Uberlândia/MG -  marcorural@marcorural.com.br