Artigos

18/01/2012

Planejamento Estratégico para a Produção de Carne Bovina no Brasil

O crescimento da população mundial associado ao aumento do seu poder aquisitivo tem impulsionado a equação da oferta e demanda de produtos alimentares básicos, como: trigo, soja, arroz, leite e carnes. Pois ao mesmo tempo em que a demanda por esses produtos aumenta nitidamente, tem-se uma tendência de diminuição das fontes produtoras devido ao aumento do cultivo das culturas não-alimentícias. Esse contexto reforça a especialização dos países no aspecto produtivo, ficando o Brasil com a responsabilidade de produzir alimentos para grande parte do mundo.

 

As perspectivas do mercado agropecuário de 2010 a 2017 mostram a manutenção do Brasil na liderança mundial da produção de carne bovina, aumentando a participação de 27,0% para 32,0%. Com um crescimento do rebanho na ordem de 7,8%, mesmo com a tendência de diminuição das áreas de pastagens. Isso implica em aumento de produtividade, valorização crescente das terras, e um acirramento da competitividade do setor agropecuário.

 

Este cenário exigirá um posicionamento empresarial dos pecuaristas que projetam produzir bovinos nos próximos 10 anos em diante. Para tanto, será necessário transformar a estratégia do negócio em um diferencial competitivo, explorando as oportunidades e os pontos fortes da fazenda, além de corrigir e administrar os pontos de estrangulamento.

 

Produzir bovinos da mesma forma que outrora, nas mesmas condições dos vizinhos de cerca, da região, ou do estado levará a um achatamento dos lucros e a perda de competitividade da fazenda. Por isso, além da eficácia operacional, com o emprego das melhores técnicas e a minimização dos custos, será imprescindível desenvolver uma série de atividades distintas daquelas comumente realizadas pelos demais pecuaristas para que seja estabelecida, na prática, uma vantagem competitiva.

 

O planejamento estratégico da produção de carne consiste em estudar, analisar e definir o posicionamento da fazenda em relação ao mercado no que tange qual produto produzir e de que forma fazê-lo, estabelecendo um plano de ação para o desenvolvimento eficaz de cada área produtiva e gerencial da fazenda, bem como para cada elo da cadeia de valor. Assim, desde a compra dos animais e insumos, alimentação, manejo das pastagens, produção de volumosos, manutenção de máquinas e benfeitorias, certificação, mão-de-obra, alavancagem financeira, entre outros fatores, até a venda dos animais, devem ser analisados para consolidação do negócio.

 

No mercado de commodities os produtos são nivelados, assim como seus preços. Portanto, para a grande maioria dos produtores de boi gordo a estratégia mais apropriada é a Diminuição de Custos, uma vez que a produção de produtos com valor agregado ainda não apresenta boa relação benefício – custo.

 

Para estabelecer a Estratégia de Diminuição dos Custos têm-se dois pontos a serem considerados: 1. Redução do valor nominal de cada item de custo no plano de contas, através de melhorias nas negociações; 2. Aumento da escala de produção para diluição dos custos fixos e parte dos custos operacionais.

 

Quando colocamos estes dois pontos da Estratégia em prática conseguimos melhorar os resultados da fazenda aumentando a receita líquida da atividade, conferindo solidez ao negócio. O primeiro ponto da estratégia é dependente do segundo, pois o aumento de escala aumenta linearmente o poder de compra através de negociações de volumes mais expressivos, pagamentos a vista, ou até mesmo antecipados, e em alguns casos criando facilidades de parcelamento dos pagamentos.

 

Um mecanismo muito utilizado para aumentar a escala de produção da fazenda tem sido a alavancagem financeira através do capital de bancos de investimentos em pecuária, sendo a Cédula de Produto Rural (CPR), a ferramenta mais utilizada. Desta forma, o pecuarista coloca a Estratégia de Diminuição de Custos em prática, orientando seu empreendimento a partir de um planejamento bem estruturado que contemple tais ações.

 

Na implantação do planejamento, uma das técnicas de administração de projetos é o “Gerenciamento por Exceção”, que consiste em dar maior ênfase nos fatores mais importantes, porém sem deixar de considerar os demais. Na produção de bovinos, os animais representam a maior parte do capital mobilizado, seguido dos insumos alimentares, como: pastagens, grãos e volumosos suplementares. Dessa forma, é essencial que essas áreas do projeto sejam bem estudadas e definidas com o objetivo de otimizar o desempenho das mesmas, que podem representar de 70,0 a 90,0% do negócio de produção de bovinos, variando conforme o sistema de produção adotado.

 

A estratégia de venda de animais através de contratos pré-fixados para épocas de maior valorização da arroba pode aumentar o faturamento em até 15,0%. A aquisição de fertilizantes, bem como, a compra de milho grão para a ração dos animais em épocas específicas pode trazer uma redução do custo total de produção da arroba de até 10,0%. Apenas esses dois fatores podem representar a linha entre o lucro e o prejuízo da atividade. Portanto, precisam ser considerados em qualquer projeto de produção de bovinos.

 

Outro método muito utilizado para gerenciar tais projetos é o “Ciclo PDCA”, demonstrado a seguir:

 

Ciclo PDCA 

P: Planejar       D: Fazer (Do)        C: Controlar           A: Agir

 

Esse método possibilita utilizar todas as ações possíveis em um projeto, colocando o planejamento (“PLANEJAR”) em prática, através do “FAZER”, analisar os desvios com o “CONTROLE”, além de desenvolver ações corretivas a partir do “AGIR”.

 

Assim vimos que o mercado do agronegócio está aquecido, e que a produção de carne bovina no Brasil tem perspectivas muito atraentes. No entanto, o posicionamento empresarial do pecuarista frente ao mercado torna-se imprescindível para melhorar as margens de lucro e consolidar seu negócio. Sendo o planejamento estratégico a principal ferramenta para atingir os objetivos, de forma decisiva no sucesso da atividade.

 

Fonte: Revista Pecuária de Corte - abril de 2010

 

Marco Aurélio Nunes 

Diretor Executivo da Marco Rural Consultoria em Agronegócios 

Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV 

Especialista em Produção de Ruminantes pela Esalq/USP 

Veterinário pela UFU 

marcoaurelio@marcorural.com.br

(34) 3210-7646







 

 

 

 

 

 







Assine nosso informativo e receba novidades da Marco Rural diretamente em seu e-mail. Basta preencher os campos abaixo e clicar em assinar.


*  Seu endereço de email:

E-Marketer

Últimos Tweets

Marco Rural

Av: Dr. Jaime Ribeiro da Luz, 971, sala 48 - Santa Mônica CEP: 38408-188
FONE: (34) 3210-7646 | 9 9162-0542  Uberlândia/MG -  marcorural@marcorural.com.br