Otimização de Processos !
A Gestão das Fábricas tem como principal objetivo proporcionar a otimização dos processos produtivos, sejam nas fábricas comerciais ou de fazendas, na produção de ração, proteinados, sal mineral e premix.
As resultantes dessa gestão são: a ampliação da capacidade produtiva, a diminuição dos custos e o aumento da qualidade dos produtos.
A gestão da fábrica tem 03 aspectos de maior relevância:
1. Dimensionamento dos Equipamentos e Armazenagem:
Um bom planejamento da estrutura física da fábrica possibilita melhor dimensionar os equipamentos frente à demanda produtiva e otimizar os investimentos. Além das estruturas de armazenagem que constituem ferramentas estratégicas na compra de insumos com menores preços e diminuição das perdas.
2. Automação:
A automação das fábricas é a palavra de ordem, tendo em vista a produção em escala e a diminuição da oferta de mão-de-obra qualificada.
3. Treinamento de Mão-de-Obra:
Os novos equipamentos, cada vez mais automatizados, e a demanda eminente por otimização dos processos requer colaboradores bem treinados e familiarizados com a informatização e relatórios.
O Manual BPF e os POPs
As fábricas comerciais sintetizam sua gestão através da implantação do Manual BPF (Boas Práticas de Fabricação) e dos POPs que são os Procedimentos Operacionais Padrões, obedecendo as normativas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O Manual BPF e os POPs são juntos as melhores ferramentas para gestão integrada da fábrica, desde que seja bem adequado ao propósito da indústria.
Consultoria especializada e uma parceria forte é a fórmula para sua fábrica ampliar as vendas e aumentar os lucros!
Por Marco Aurélio Nunes e Antônio Marcos D. Banchiero